03 outubro 2009

Ímpetos compartilhados

.
Pessoas mais idosas costumam não ter tanta familiariedade com as novas tecnologias quanto àquelas que já nasceram num mundo diferente, já mudado, onde os novos equipamentos "sempre existiram". Vivenciei isto com o surgimento do VideoCassete, era sempre eu quem tinha que ir programar o dito-cujo para gravar em horário programado, com meus sobrinhos, e o nascimento do CD, e recentemente, do DVD.

Minha mãe, que usava o computador para digitar textos no Word e jogar paciência, desenvolveu recentemente uma urgência de aprender a mandar e receber emails e navegar na internet, fazer pesquisas, etc. Até ganhou um notebook - simples, sem muitas pretensões - e sempre que vou visitá-la, à noite, está ocupada, desvendando os mistérios digitais revelados a cada clique, naquela tela de cristal líquido. Até conseguiu conversar, com áudio e vídeo, com meu irmão!!

Ainda que ela sempre tenha tido interesse em ingressar neste novo universo informático (já lhe criei umas quatro contas de email, desde o ano 2000), a preemência da necessidade me intrigou... Eis então que descobri uma amiga dela, com quem convive diariamente, que já estava manuseando emails com a mesma naturalidade que usa um... microondas?

Provavelmente a influência, os comentários e sugestões da amiga foram catalizadores da vontade de aprender, um exemplo que revela não ser difícil utilizar um computador, um incentivo a participar desta nova brincadeira, usar este novo brinquedo.

Ampliando a questão da influência que os (alguns?) amigos e parentes exercem sobre nossa força de vontade, curiosidade e ímpeto, meu pai, volta e meia, aparece com algum novo alimento, pois alguém, na empresa, lhe mostra os benefícios para a saúde. Comigo também foi assim, três amigos do primário, com quem tenho muita afinidade e convivo até hoje, ao longo da adolescência - e da minha formação cultural e de caráter - compartilhavam novos livros, quadrinhos, revistas, filmes, jogos de videogame e de computador, sites, cursos, lazer (paintball, boardgames, ou baixar e arquivar TODOS os MP3 que têm da internet...), e colaboraram de forma inquestionável para a lapidação de minha personalidade, hoje.

Nesta realidade cada vez mais interligada, onde todos estão a um clique no celular ou no computador, assuntos afins alastram-se instantaneamente, dentro do círculo social e de amizades. Taí o Marketing Viral, para comprovar a eficácia da "indicação". Equanto isto, minha mãe está lá, jogando Solitaire, aguardando a resposta de um email que enviou...

Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário